SANDY LEAH: MEU CANTO - TURNÊS

Meu Canto foi a sexta turnê realizada pela cantora e compositora brasileira Sandy, em suporte ao seu segundo álbum ao vivo, Meu Canto (2016), sendo o mesmo show deste registro. As primeiras datas da turnê foram oficialmente anunciadas em março de 2016; o primeiro show ocorreu no dia 5 de maio de 2016 na cidade de São Paulo, onde a turnê se encerrou no dia 17 de dezembro de 2017. A setlist é basicamente composta por canções dos álbuns Manuscrito e Sim (em novas roupagens), além de canções inéditas gravadas para o CD/DVD Meu Canto, alguns covers e duas canções da época da dupla Sandy & Junior. Segundo a própria cantora, o conceito do show é "resultado de um processo de busca interior, ele me reflete como artista e como pessoa."

Após dar à luz seu primeiro filho em junho de 2014, Sandy deu uma pausa em sua carreira artística. Em fevereiro de 2015, ela anunciou que estava trabalhando em seu próximo álbum de estúdio. No mês seguinte, Sandy foi anunciada como uma das juradas da segunda temporada do reality show musical Superstar, da Rede Globo. Como consequência, ela acabou cancelando a produção de seu álbum, alegando que o programa fez ela sentir vontade de voltar aos palcos e que não queria esperar até ele ser finalizado para retornar a fazer shows. Entre outubro e dezembro de 2015, a cantora realizou uma mini turnê intitulada Teaser, que, segundo a própria, foi um "aperitivo" do show que viria a realizar no ano seguinte. O show da turnê Meu Canto teve origem em novembro de 2015, quando Sandy gravou seu segundo álbum ao vivo e DVD no Teatro Municipal de Niterói.

O show da turnê é o mesmo do DVD homônimo, com a mesma produção e cenário; com exceção do figurino, que a cantora variou entre alguns shows. Sandy participou de todo o processo de criação do show; da pré à pós-produção - "sempre cuidando de tudo muito de perto", conta ela. A cantora ainda diz que o cenário "reflete todo o conceito do show", que, segundo ela, é "bastante intimista". Para compô-lo, engrenagens, porta, escada, janelas, tapetes, mobílias delicadas e uma "iluminação intimista". O projeto conta com direção musical de Lucas Lima, direção artística de Sandy e Raoni Carneiro, a cenografia por Zé Carratu e o light designer de Carlinhos Nogueira. O palco conta com uma produção visual mais elaborada do que as turnês que a antecederam (Manuscrito e Sim), com elementos que remetem a uma casa de máquinas com engrenagens e quadros em movimento. É um cenário projetado por Zé Carratu que, segundo a artista, "traduz" suas músicas em impressão visual. Houve ainda a preocupação da artista em levar o espetáculo completo com a estrutura e produção para todos os locais, "porque acho que eles [fãs] merecem assistir do jeito que ele é".
"O cenário é muito bonito [...] Tem engrenagens, uma escada, uma porta, fechadura e chave. Como se eu estivesse abrindo meu mundo interior, meu canto. Este show, assim como todos os meus projetos desde o começo da minha carreira solo, foi o resultado de um processo de busca interior, ele me reflete como artista e como pessoa. E todas as minhas escolhas para a concepção dele tiveram motivação artística."
–Sandy sobre o show Meu Canto.
Resultado de imagem para turnê meu canto SandySandy inicia o show com o prelúdio "Meu Canto" (uma das inéditas do DVD) atrás de uma porta antiga com janela, onde vê-se somente sua silhueta. Em seguida, ela abre a porta e interpreta a canção "Sim". A faixa "Meu Canto", utilizada na introdução do show, possui citação de Carl Jung na última estrofe: "Pois quem olha pra fora sonha, e quem olha pra dentro desperta". A setlist é formada principalmente por canções de seus álbuns Manuscrito e Sim, além de cinco faixas inéditas gravadas exclusivamente para o CD e DVD Meu Canto. Como de costume em suas turnês solo, Sandy também incluiu no roteiro duas canções da época da dupla Sandy & Junior, formada por ela e seu irmão entre 1990 e 2007; "Fico feliz e superemocionada de relembrar essa história que construiu quem eu sou hoje como artista e como pessoa", disse ela. Há ainda uma versão acústica de "All Star" (de Nando Reis) e uma homenagem ao avô da cantora, Zé do Rancho, falecido em 2015, com a canção "Cantiga por Luciana": "Era uma vez uma menina que gostava muito de cantar. Um dia ouviu de um músico que tinha uma bela voz para cantar a sua musica preferida. Ela cantou algumas vezes ao seu avô. E após anos sem cantá-lá, aqui estou eu. Eu sou essa menina e ele era meu avô”, explica Sandy. Na introdução de "Pés Cansados", Sandy toca uma auto-harpa, e na de "Sem Jeito", ela bate palmas e sapateia, numa dança "meio cigana, meio sapateado".
Em alguns shows, houve participação especial de outros artistas, como Tiago Iorc, Paula Fernandes, Thaeme Mariôto,Luan Santana, a banda OutroEu e o pai de Sandy, o cantor Xororó.

Fonte: Wikipédia | Google Imagens
Adapt: Vocês Pra Sempre SJ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário